quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Diretor do DEA/MMA fala sobre a proposta do SISNEA



Os desejos e falas a favor do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida precisam
materializar-se em políticas públicas, em comportamentos cotidianos e em valores junto a toda a humanidade, contribuindo em mudanças na forma de organização dos humanos no Planeta e nos modos de produção e consumo.

Para enfrentar as mudanças ambientais globais, precisamos de uma ação estruturante que transcenda a ação individual e fomente processos de educação ambiental substantivos e continuados que transformem efetivamente a nossa realidade socioambiental.

Nesse sentido, estamos levando para o debate e reflexão o Sistema Nacional de Educação Ambiental - SISNEA, que se propõe com diferentes sitemas, entre eles o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e Sistema de Ensino, bem como, estruturar elementos do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e da Política Nacional de Educação Ambiental de forma articulada e orgânica, ampliando a dimensão participativa e democrática, bem como facilitando a coordenação das múltiplas e mútuas relações da gestão e da formação da Educação Ambiental. Além das competências e atribuições dos entes de gestão governamental da PNEA, a idéia deste sistema também inclui outras organizações, que, promovem a formação, a comunicação em educação ambiental e participam da formulação de políticas públicas nas bases territoriais.

Para conhecer a proposta e participar do seu aprimoramento participe da consulta pública, ela prevê momentos presenciais e a distância, acesse o link do SISNEA no endereço eletrônico do MMA - www.mma.gov.br/ea.

Contribuições e sugestões poderão ser encaminhadas para o e-mail - sisnea@mma.gov.br

Participe!!!

Thais Ferraresi Pereira
Departamento de Educação Ambiental - DEA
Ministério do Meio Ambiente - MMA

Um comentário:

JULIO CESAR VERIT disse...

Por favor, poderia me dizer onde consigo o livro "Educação ambiental: curso básico a distância; questões ambientais, conceitos, história, problemas e alternativas"? Estou precisando muito dele para ministrar uma disciplina de EA. Se puder me ajudar, agradeceria